quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Ateus e Militantes ateus

"Ateístas militantes" não são ateus...

O facto de ter sido ateu durante quase toda a minha vida me ajuda a evitar o erro de associar o movimento ateísta aos verdadeiros ateus, gente que jamais pensou em fundar associações ateístas ou combater as religiões.

Essa experiência pessoal , para além de várias leituras, me levam à convicção que movimentos não ateístas usem o ateísmo como véu um para encobrir a sua verdadeira identidade e disfarçar os seus intentos. Quando era ateu, lembro que nunca me ofendi com a religião de ninguém e gostava de ver belas Igrejas em toda a parte, visitando-as por onde passasse.

O crucifixo era para mim a coisa mais natural do mundo, um símbolo da minha identidade civilizacional, e se isso me incomodasse, simplesmente mudaria para uma terra sem igrejas e crucifixos. Para mim, o meu ateísmo era uma questão privada, e só. Não se pode dizer o mesmo do ateísmo militante, cuja intensidade da militância lembra o fanatismo de algumas seitas.

O maluco de ontem, por exemplo, dá indícios do que é o ateísmo militante, e do que está por detrás dele, no vídeo abaixo:
Be Ateu - E se eu não fosse ateu?

Tão revelador quanto o vídeo acima, é um outro que me fez pensar subitamente no Massacre da Escola do Realengo, em Columbine e em Oslo. O mesmo pode ser visto no link abaixo:

Professor Be - Adolescente não é Gente

Para os que não desejam perder muito tempo a ouvir um idiota a falar (o gajo é mesmo um chato!), aconselho que se avance o último vídeo para o minuto 4:30. A partir daí é preciso muito estômago, especialmente para quem tem filhos.

10 comentários:

  1. Gostei muito do post, realmente, a militância ateia está no mesmo nível de algumas seitas existentes. E o individuo do vídeo mostrou sem muita dificuldade a sua irracionalidade.

    ResponderEliminar
  2. Tu eras ateu? O que fez mudar?

    É de um comportamento horrível, descabido e nem consegui ver o vídeo todo por ser demais mal educado.

    Quando escrevi lá no post (não acredita em Deus, e só isso...) escrevi sem perceber a dimensão das palavras. Mas o que eu queria ter dito era isso: "...Para mim, o meu ateísmo era uma questão privada, e só..." foi isso que eu quis dizer: pensei que os ateístas fossem aquelas pessoas que não acreditam em Deus como uma questão privada e pronto. Não imaginei que fundassem organizações com fins de matança.

    ResponderEliminar
  3. Pat,

    Este texto foi escrito por outra pessoa. Eo só o colei aqui.

    http://ogladio.blogspot.com/2011/08/videos-reveladores-do-maluco-de-ontem.html

    Ps: Eu não concordo com tudo o que ele escreve por lá, mas esse texto achei interessante.

    ResponderEliminar
  4. Tens inteira razão nas palavras do texto, caro colega.

    Ateu de fato e de verdade, não tem motivo algum para hostilizar a religião e a crença das pessoas. Na verdade, esses grupos de ateus militantes são humanistas seculares que querem se aproveitar do nicho do ateísmo - sobretudo entre os adolescentes e juvenis rebeldes - para recrutar prosélitos e militantes para as suas causas.

    Ateísmo é, simplesmente, não possuir fé em deus.

    Se puderem, dêem uma lida neste artigo de um site de conservadores que são ateus:
    http://conservadoresateus.blogspot.com.br/2011/12/aviso-nota-de-esclarecimento-sobre.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Denner Coutinho,

      É isso. O neoateísmo, o feminismo, o gayzismo, o ambientalismo radical e o aborcionismo são manobras políticas mascaradas de "direitos humanos".

      Bem vindo ao blogue e continuação de bom trabalho.

      Eliminar
    2. O texto e os 5 comentários acima estão generalizando.

      Há pouco mais de 30 anos atrás, ateu parecia "comunista" (risos); fora do meio de intelectuais consagrados, a palavra "ateu" sempre causava constrangimentos e sensações de adversidades sociais, e até mesmo inimizades perpétuas. Toda a imposição moral da sociedade, até final do século passado, eram em conformidade ou oriundas das doutrinas católico-cristãs, enfim, religiosas.

      Onde vcs esperavan ver ateus em 1970? Na TV? Oras, oras,... mas na internet você vê, e os ateus se vêem, e uma boa parte, ou alguns, reagem de formas adversas, contrários a influência e ao lobby religiosos principalmente visando ao controle político. Deviam, primeiro, era pagar impostos, sim! Mas suas distintas dignidades não se submeteriam a leis mundanas.

      Ateu é ateu, seja em 1960, 1980 ou no século XXI. A diferença é que em 2012, é mais fácil compartilhar o quê faz ou não diferença pra você. Dizer que "os outros" são "neo-ateus" e que "todos" são fudamentalistas ou loucos ou iguais, é de uma subjetividade muito leviana do ego de alguns.

      O exemplo que o autor 'escolheu' é insuficiente para justificar 6 parágrafos nostálgicos, quanto mais para servir de algum alerta ou parâmetro.

      Há exemplos melhores de ateus, ativistas sim, com causas práticas e condizentes à realidadede de nossa época, que certamente, exige posturas mais contundentes e menos confortáveis para um ateu do que na época do autor.

      Eliminar
  5. OS SOCIALISTAS, COMUNISTAS E NIILISTAS SÃO UMA PESTE MORTAL... Subprodutos: ateísmo, neo-ateísmo, uniões gays, marchas das vadias, fêmen...
    Todos os S. Padres desde Pio IX, em 1846, após se certificarem das doutrinas dos socialistas e comunistas de caráter revolucionárias, atéias e marxistas e de pretensos ideais igualitaristas políticos, sociais e religiosos - com homens de todas as religiões - projetaram as mais veementes rejeições e condenações por anti cristianismo e alienação de conteúdo, e complementando o enunciado acima que é do S Padre Leão XIII: ...QUE SE INTRODUZEM COMO A SERPENTE POR ENTRE AS ARTICULAÇÕES MAIS ÍNTIMAS DOS MEMBROS DA SOCIEDADE HUMANA, E A COLOCA NUM PERIGO EXTREMO - Encicl. "Quod Apostolici Muneris".
    Assim, sequencialmente, incluindo-se o S Padre Bento XVI, reitera-o sobre esse mal que nos avizinha, com a sedutora dialética de supostos propósitos humanitários e fraternais em meio a uma diversidade conflitante; em termos, muito cativantes, no entanto, uma infernal cilada; Encicl. "Libertatis Nuntius".
    Note-se que nos países onde se instalam, por suposta igualdade e fraternidade praticam toda e qualquer atrocidade para alcançarem seus objetivos de poder opressor, materialista e ateu - Cuba, Coréia do Norte etc., os exemplos, e orientam-se sob o paradigma de os "10 mandamentos de Stálin", veja-os na net - nos quais se pautam para agir e alcançar as metas: "todos os meios justificam os fins" e "mentir", à consecução dos ideais revolucionários e poder é "virtude" a se imitar; tinham tempos atrás mais de 100.000.000 de mortos e o número é crescente sempre ao apoderarem do poder; na China, por ex., há seguidas denúncias até de indústrias de fetos dessecados, provenientes de abortos - mais as meninas - como alimento(!) rejuvenscedor e outros macabros préstimos...
    Os candidatos e partidos socialistas e comunistas são arquiinimigos da Igreja Católica, por ela hostilizar o doutrinário marxista; seus candidatos apresentando-se como católicos, indo às Eucarístias e até comungando(!)... Ou mesmo cristão de qualquer denominação será apenas para angariar votos.
    Além do mais, de acordo com a pressão popular contrária e conveniência momentânea, própria da ideologia socialista mudam de posição, foi o caso aborto.

    Já o S Padre Pio XII, proferiu a seguinte sentença: "Desse modo, todos os católicos que prestarem favores ou se filiarem a partidos socialistas-comunistas, escreverem livros filo-comunistas ou revistas estão excluídos dos sacramentos; os que defenderem, propagarem ou declararem o materialismo dos comunistas estão excomungados automaticamente"; votar, por ex., é apoiar, prestar um favor. Encíclica " Noscitis et Nobiscum ", de 1849.

    Todas essas duras condenações e mais reservam-se aos católicos desobedientes à Igreja, eleitores de candidatos e de partidos socialistas e comunistas defensores de aborto, pedofilia, uniões gays, indistinção sexual, etc. e que, além dos pecados pessoais, responderão ainda por terem se associado a Satanás e participante de suas obras.

    Aliás, Karl Marx pioneiro do comunismo era satanista.

    ResponderEliminar
  6. Hoje tudo na vida pública é sem religião e às vezes até contra a religião. O mínimo que tem em escolas e prédios públicos que demonstra a herança e a atual religião da população que forma o Estado são os crucifixos. Nada mais que isso.
    Nos livros de história a religião é difamada, principalmente a Igreja Católica, enquanto que os governos revolucionários ateístas eram sempre os que podiam matar pois estavam se libertando das garras de opressores. Os historiadores usados como fontes para tais livros eram marxistas ateus.
    Quando se fala em ciência nas escolas, não pode existir nenhuma opinião religiosa ou pensamento voltado para o sobrenatural. É o puro materialismo, como se pudesse provar que tudo que existe é somente esse mundo. Certamente que não é ciência.
    Os pensadores utilizados pelas escolas são todos ateístas doentios ou marxistas. ÀS vezes aparecia um ou outro pensador cristão que acabou ajudando a causa militante.
    Fala-se em direitos humanos sem falar em cristianismo. Como se não fosse essa a religião que trouxe a ideia de que a vida humana deve ser preservada (foram os judeus, mas os cristãos universalizaram). Foi a mesma religião que acabou com os infanticídios em Roma, onde os recém-nascidos eram jogados no lixo.
    Mas, e a inquisição? Acho que este blog já deve ter explicado. O mundo onde a Igreja tornou esses tribunais possíveis não é como os dias de hoje.
    O Estado sempre terá corrupção e se a Igreja estiver junto também poderá se corromper. E numa época em que os muçulmanos atacavam a Europa, havia muitos traidores e as religiões pagãs estavam voltando somando-se aos rituais a violência do período (sacrifícios humanos) certamente que a posição da Igreja Católica não poderia ser de "coitadinhos" ou muito menos de pacifista. Os religiosos cristãos sabiam que não poderiam argumentar com tais barbáries.

    ResponderEliminar
  7. Hoje tudo na vida pública é sem religião e às vezes até contra a religião. O mínimo que tem em escolas e prédios públicos que demonstra a herança e a atual religião da população que forma o Estado são os crucifixos. Nada mais que isso.
    Nos livros de história a religião é difamada, principalmente a Igreja Católica, enquanto que os governos revolucionários ateístas eram sempre os que podiam matar pois estavam se libertando das garras de opressores. Os historiadores usados como fontes para tais livros eram marxistas ateus.
    Quando se fala em ciência nas escolas, não pode existir nenhuma opinião religiosa ou pensamento voltado para o sobrenatural. É o puro materialismo, como se pudesse provar que tudo que existe é somente esse mundo. Certamente que não é ciência.
    Os pensadores utilizados pelas escolas são todos ateístas doentios ou marxistas. ÀS vezes aparecia um ou outro pensador cristão que acabou ajudando a causa militante.
    Fala-se em direitos humanos sem falar em cristianismo. Como se não fosse essa a religião que trouxe a ideia de que a vida humana deve ser preservada (foram os judeus, mas os cristãos universalizaram). Foi a mesma religião que acabou com os infanticídios em Roma, onde os recém-nascidos eram jogados no lixo.
    Mas, e a inquisição? Acho que este blog já deve ter explicado. O mundo onde a Igreja tornou esses tribunais possíveis não é como os dias de hoje.
    O Estado sempre terá corrupção e se a Igreja estiver junto também poderá se corromper. E numa época em que os muçulmanos atacavam a Europa, havia muitos traidores e as religiões pagãs estavam voltando somando-se aos rituais a violência do período (sacrifícios humanos) certamente que a posição da Igreja Católica não poderia ser de "coitadinhos" ou muito menos de pacifista. Os religiosos cristãos sabiam que não poderiam argumentar com tais barbáries.

    ResponderEliminar
  8. Acha que é errado um grupo que se diz ateísta tentar combater os religiosos tentando destruir politicamente (principalmente por meio de leis) o estado laico?
    Isso seria ateísmo militante, mas estaria realmente errado? Será que ateus devem somente guardam o que sabem, o que gostam, o que respeitam e o que não admitem somente para eles? Não devem se expressar, mesmo que seja de forma relativamente hostil? Afinal, religião ao extremo pode ter consequências ruins.

    ResponderEliminar

Os 10 mandamentos do comentador responsável:
1. Não serás excessivamente longo.
2. Não dirás falso testemunho.
3. Não comentarás sem deixar o teu nome.
4. Não blasfemarás porque certamente o editor do blogue não terá por inocente quem blasfemar contra o seu Deus.
5. Não te desviarás do assunto.
6. Não responderás só com links.
7. Não usarás de linguagem PROFANA e GROSSEIRA.
8. Não serás demasiado curioso.
9. Não alegarás o que não podes evidenciar.
10. Não escreverás só em maiúsculas.
-------------
OBS: A moderação dos comentários está activada, portanto se o teu comentário não aparecer logo, é porque ainda não foi aprovado.

ATENÇÃO: Não será aceite comentário algum que não se faça acompanhar com o nome do comentador. ("Unknown" não é nome pessoal).

ShareThis

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

PRINT