segunda-feira, 21 de março de 2011

Nem todas as culturas tem a mesma dignidade

Respect for property even in the middle of disaster (Photo: EPA)
Respeito pela propriedade mesmo no meio da calamidade (Foto: EPA)

A paisagem de algumas partes do Japão parecem retiradas dum cenário de Guerra Mundial. Nenhum pais industrializado havia sofrido tal dimensão de mortalidade e devastação há já algum tempo. A pequena consolação é até onde a Humanidade pode-se mover e unir em tempos de adversidade - como se pode vêr pela união entre as heróicas equipas de salvação britânicas a trabalharem em coordenação com equipas americanas.

E a solidariedade parece ser especialmente forte no Japão. Provavelmente mais impressionante que a força tecnológica deste país e a sua força social manifesta na redução dos preços por parte dos supermercados e os donos das máquina de venda automática a oferecerem bebidas enquanto as pessoas trabalham juntas para sobreviver.

Uma das coisas mais impressionantes de se observar, e contrariamente ao que seria de esperar segundo o credo do multiculturalismo, é a total ausência de pilhagem e saques por parte dos japoneses, coisa que já foi notada por outras pessoas.

Isto é muito pouco usual entre as culturas humanas, e dificilmente aconteceria na Grã-Bretanha. Durante as cheias de 2007 em West Country carros abandonados foram arrombados e caixas de água gratuitas foram roubadas. Houve pilhagem no Chile depois do terremoto do ano passado - tanto que as tropas tiveram que ser enviadas para a zona. Em New Orleans houve saques e pilhagens em escala impressionante.

(Fonte)


Porque é que algumas culturas reagem às adversidades revertendo para o egoísmo e o egocentrismo mas outras culturas - especialmente os japoneses - demonstram altruísmo em tempos de adversidade? A resposta é mais do que óbvia, mas é uma que deixa os comunistas que agem através do credo do multiculturalismo desconfortáveis.

As pessoas agem de maneiras distintas porque as variadas culturas mundiais possuem valores e costumes distintos, Uns são melhores (como os costumes japoneses no que toca ao seu altruísmo) e outros são incomparavelmente inferiores (como o manifesto pelos sul-americanos chilenos e pelos negros de New Orleans quando este revertam ao saque, pilhagem e, no caso de New Orleans, à violação).

Obviamente que esta distinção cultural não é nada genético ou inerente a um grupo étnico. Isto são coisas que são transmitidas de geração em geração e que devido a isso, tornam-se normais numa dada cultura. Qualquer pessoa que postule que uma etnia é melhor ou superior a outra só porque as pessoas de uma etnia têm tendência a adoptar um certo tipo de comportamento e pessoas de outra etnia tendem a suportar outro tipo de acções, está a errar gravemente.

Da mesma forma que se pode vêr que não há igualdade moral entre as culturas (contrariamente ao que os multiculturalistas pensam), não há a mínima evidência de que o comportamento é premeditado pela genética. Predisposição pode ter influências genéticas mas o comportamento é algo que nós escolhemos de livre vontade.

É precisamente devido à liberdade na escolha do nosso comportamento que Deus nos pode julgar no Dia do Julgamento Final. Isto seria impossível (ou injusto) se o nosso comportamento estivesse fora do nosso controle consciente.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os 10 mandamentos do comentador responsável:
1. Não serás excessivamente longo.
2. Não dirás falso testemunho.
3. Não comentarás sem deixar o teu nome.
4. Não blasfemarás porque certamente o editor do blogue não terá por inocente quem blasfemar contra o seu Deus.
5. Não te desviarás do assunto.
6. Não responderás só com links.
7. Não usarás de linguagem PROFANA e GROSSEIRA.
8. Não serás demasiado curioso.
9. Não alegarás o que não podes evidenciar.
10. Não escreverás só em maiúsculas.
-------------
OBS: A moderação dos comentários está activada, portanto se o teu comentário não aparecer logo, é porque ainda não foi aprovado.

ATENÇÃO: Não será aceite comentário algum que não se faça acompanhar com o nome do comentador. ("Unknown" não é nome pessoal).

ShareThis

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

PRINT